Ouça ao vivo

Denúncias por app resultam em 25 ações da DIG

O delegado titular da Delegacia de Investigações Gerais de Campinas, José Carlos Fernandes, diz que o canal por Whatsapp recebeu desde agosto do ano passado 1,1 mil denúncias. Destas, 25 resultaram em investigações e prisões.

O índice de três registros por dia é alto e exige um trabalho de filtragem, principalmente porque muitos relatos não se configuram como crime e atos infracionais. Com isso, pesquisas e levantamentos são feitos por dois agentes.

Com as informações completas em mãos, os dados são passados ao delegado para que a investigação possa ter andamento e outras ações sejam adotadas. O delegado lembra que o nome e o número dos contatos são mantidos em sigilo.

O telefone (19) 98904-4629 recebe mensagens de moradores de Campinas, Valinhos, Vinhedo, Indaiatuba e Paulínia. Além de texto, as mensagens podem ser encaminhadas com fotos e vídeos para facilitar a checagem dos policiais.

Apesar da praticidade e da facilidade no envio de dados para apuração no caso de um relato de terceiros, o DIG Denúncias não elimina a obrigação do registro da ocorrência por parte de quem sofreu o dano ou foi vítima de um crime.

Entre as notificações recebidas pela delegacia ao longo dos 12 meses de funcionamento do canal, estão porte ilegal de arma, receptação, crimes contra a ordem econômica, contra o meio ambiente e informações sobre procurados.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.