Ouça ao vivo

Incidência de câncer oral aumenta entre as mulheres

Foto: Leandro Las Casas

A proporção dos casos de câncer oral no Brasil, antes de cinco homens para uma mulher, agora é de três para uma. Os números são do Instituto Nacional de Câncer, o INCA, e servem de alerta para os especialistas de todo o País.

Para a cirurgiã-dentista Bernadete Oliveira Maciel, os dados elevam a preocupação com os fatores de risco. Além disso, exigem maior atenção das pessoas sobre os sintomas e o autoexame, que é simples e pode ser feito em casa.

O risco maior entre os homens, claro, segue em pauta: o câncer bucal é comum entre pacientes acima dos 40 anos. Com isso, outros indícios precisam ser observados. Entre eles, feridas que não se curam em 15 dias e que não causam dor.

Orientação e dicas como essas foram passadas à população durante a Campanha de Prevenção ao Câncer Oral, em Campinas. A ação promovida pela Uniodonto aconteceu em uma tenda no Largo do Rosário, na região central do município.

Foram feitas consultas gratuitas e os casos suspeitos foram encaminhados aos serviços referenciados para tratamento. A campanha marca a abertura do 9º Congresso Uniodonto Campinas, que acontece até o dia 31 de agosto, na Expo D. Pedro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.