A aprovação pelo senado da Medida Provisória da Liberdade Econômica, deve impulsionar novos negócios, renda, tributos e empregos na região nos próximos anos. A expectativa é do presidente da Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas, Matheus Mason. A efetivação da MP em Lei, que perderia sua validade no próximo dia 27, deve ser sancionada pelo Presidente Jair Bolsonaro nos próximos dias.
Entre os pontos essenciais da MP da Liberdade Econômica para o setor, está a dispensa do alvará de funcionamento para empresas consideradas de baixo risco, dentre eles bares e restaurantes. Esta medida terá um impacto significativo na atividade em Campinas, uma vez que atualmente a espera pela expedição do documento pela prefeitura pode chegar a dois anos. Para o presidente da Abrasel, Matheus Mason, isso pode facilitar a abertura de novos estabelecimentos, gerando emprego e renda no município.
Segundo a Abrasel, o setor de alimentação fora do lar conta com mais de 1 milhão de negócios no Brasil. Só na RMC são, atualmente, aproximadamente 12 mil bares e restaurantes legalizados, com CNPJ ativos, que empregam cerca de 60 mil trabalhadores.