A assinatura de uma autorização para a busca de recursos financeiros vai beneficiar estações de tratamento de esgoto de duas cidades: Campinas, na estação Anhumas e Valinhos, na estação Capuava. O sistema de reversão de esgotamento sanitário de Anhumas terá um investimento de R$ 126 milhões. Já em Valinhos, a Estação Capuava contará com investimento de quase R$ 130 milhões.
Nos dois casos, 95% do investimento da obra será solicitado ao Ministério de Desenvolvimento Regional e o restante será uma contrapartida da Sanasa. O Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, explica que o investimento da Sanasa nos dois municípios visa a melhoria da qualidade de água do Rio Atibaia. Ele explica que o investimento na Estação Capuava, de Valinhos, vai melhorar a qualidade da água que é devolvida ao Rio, que consequentemente passa por Campinas.
De acordo com Jonas Donizette, o objetivo da obra é também resolver o mau cheiro que tem atingido bairros próximos à Estação de Anhumas, como o Parque Imperador. Nos dois casos, a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto – será transformada em EPAR, que é uma Estação Produtora de Água de Reuso. O prefeito de Valinhos, Orestes Previtale, explica que a obra vai permitir que a água devolvida aos mananciais tenha melhor qualidade que a do próprio Rio.
Esta água de reuso poderá também ser utilizada por indústrias e empreendimentos da região e já está motivando o interesse do Aeroporto Internacional de Viracopos e do Polo industrial de Paulínia. O presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, explica que o retrofit significa uma modernização dos equipamentos para tratamento do esgoto.