Planta invade lagoa do Parque das Águas, em Campinas, e prejudica habitat de aves e tartarugas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Valéria Hein

O Parque das Águas, localizado no Parque Jambeiro, foi revitalizado em 2017, com obras que desassoreamento, substituição e ampliação do sistema de iluminação, pavimentação da pista de caminhada e o enriquecimento do paisagismo com espécies nativas. Mas, o que se vê no local é uma lagoa tomada por uma planta cujo caule, impregnado ao fundo, invadiu as águas, que ficaram turvas e dificultam o passeio de aves e tartarugas que vivem no local.

Apesar dos animais ainda conseguirem utilizar a lagoa, mal conseguem nadar. Eles praticamente caminham sobre os caules para se deslocarem de um ponto para outro da lagoa. A situação preocupa a frequentadora, Angélica Pimentel, que ao questionar a administração sobre o problema, foi informada que a obra para a retirada da flor de lótus seria inviável economicamente.

A pista de caminhada tem 1200 metros de extensão e recebeu pavimentação quando foi revitalizada, medida que agradou os frequentadores. De acordo com eles, os funcionários do Parque das Águas fazem manutenção e limpeza adequada no local, mas alguns cobram da administração municipal reparos e obras de infraestrutura.

Um dos problemas citados por Regina Blumer é a falta de uma ponte para que faz a interligação para um dos quiosques, que foi retirada por problemas estruturais e não foi substituída. Outro problema no local é provocado pela própria falta de conscientização de quem utiliza o Parque das Águas aos fins de semana, responsáveis por deixarem um rastro de sujeira por onde passam.

O frequentadores que chegam pela manhã na segunda-feira contam encontrar desde sacos plásticos e garrafas pet, até restos de comida. Adriana Yendo conta que os funcionários do parque têm muito trabalho para deixar tudo limpo novamente. O Parque das Águas tem uma área urbanizada de 90 mil metros quadrados e um espaço ainda não urbanizado de 160 mil metros quadrados.

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Play Video

Ao vivo

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também

Bandidos furtam lojas no Campinas Shopping

Bandidos invadiram na madrugada desta segunda-feira lojas no Campinas Shopping. De acordo com as informações, pelo menos oito estabelecimentos comerciais tiveram objetos furtados e dinheiro