Potencial de consumo sente crise e cai em Campinas

Trinta e quatro bilhões duzentos e setenta e seis milhões de reais é o montante previsto a ser consumido em Campinas em 2019 pelo IPC Maps Marketing. O montante fez o município cair para a décima segunda posição no ranking do País e mostra que a crise econômica refletiu no que será gasto pela população.

A avaliação é da economista e coordenadora do curso de Administração da Mackenzie Campinas, Leila Pellegrino, que ainda faz algumas ponderações. Para ela, por ser uma cidade com renda e recursos altos e bom potencial de geração de riquezas, Campinas se destaca. Porém, sofre com a crise no País.

O IPC Maps Marketing também avaliou e detalhou 22 categorias de consumo de 2014 a 2019 no município, mas sem levar em conta a inflação do período. A partir da média da cidade, de 24,4%, foi notado que itens essenciais tiveram aumento. Transporte urbano, por exemplo, cresceu 62,4% de 2014 a 2019.

Outras categorias do tipo também chamaram a atenção: alimentação no domicílio, 47%, higiene e cuidados pessoais, 39,5%, e manutenção do lar, 31,7%. Nesse caso, a economista Leila Pellegrino conclui que o padrão de gastos dos campineiros também reflete a situação financeira média das famílias.

Na outra ponta, abaixo do crescimento médio de consumo, estavam matrículas e mensalidades com diminuição de 3%, e despesas com viagens, aumento de 8%. Apesar da piora no panorama nacional, Campinas permanece como segunda maior força de consumo no estado, à frente, por exemplo, de Guarulhos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Detran aponta alta em acidentes fatais envolvendo veículos novos na região de Campinas

vacina do hpv

Limeira realiza plantão de vacinação neste sábado em dois pontos da cidade

Obras interditam duas vias em Campinas neste sábado; saiba quais

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.