Ouça ao vivo

RMC lidera em número de veículos por pessoa no estado

A renda mensal da população, as más condições do transporte público e a facilidade no trajeto entre as 20 cidades colocam a Região Metropolitana de Campinas no topo da lista de número de veículos por pessoa no estado: 0,71.

Os motivos para a região superar outras áreas metropolitanas de São Paulo, inclusive a da capital, são apontados pelo economista do Observatório PUC-Campinas, responsável por esse levantamento, Izaías de Carvalho Borges.

E a facilidade de interligação entre os municípios pode ser explicada não só pela proximidade, mas também pelo número de rodovias. Neste caso, inclusive, o economista do Observatório PUC-Campinas elogia a malha viária da RMC.

Para ele, historicamente, é comum no Brasil que o transporte individual seja priorizado nos investimentos. Mas, como na região a facilidade no acesso e a mobilidade são maiores, ter um veículo próprio se torna uma vantagem.

O economista ressalta ainda que a região teve um acréscimo de cerca de 600 mil veículos em 13 anos. Com isso, chegou ao índice de 0,71 veículo por morador, a frente do resultado da área metropolitana de Ribeirão Preto, com 0,69.

Na terceira posição está a região de Sorocaba, com 0,63. Em quarto, aparece a Região Metropolitana de São Paulo, que acumula 0,62 veículo por habitante. Completa a lista estadual ainda o Vale do Paraíba e Litoral Norte, com 0,58.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.