Começou nesta segunda-feira o pagamento da primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS e com isso, a população demonstra preocupação com a segurança nas agências bancárias. Com a liberação do dinheiro, o temor é pelo risco de roubos e assaltos. A antecipação, feita por meio de medida provisória, corresponde a 50% do valor do benefício, a ser pago, de acordo com o número final da aposentadoria ou pensão.
A estimativa é que essa antecipação libere quase R$ 22 bilhões, beneficiando cerca de 30 milhões de segurados. Para aqueles que têm desconto do Imposto de Renda, o valor será abatido apenas na segunda parcela, que será paga junto com o benefício de novembro. Em Campinas, o medo da população que realiza suas transações nas agências do Centro é recorrente. Os correntistas optam por adotar práticas que julgam ser seguras, para evitar qualquer contratempo.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo foi procurada para informar se há um planejamento de reforço na segurança nas imediações das agências bancárias durante o pagamento dos benefícios, mas não enviou resposta até o fechamento da reportagem.