Antes de Bob Marley colocar definitivamente o nome da Jamaica dentro do cenário da música pop mundial. Um grupo de músicos foi o grande responsável pela divulgação de um novo gênero que começou a tomar conta de toda a ilha. Nascia assim o primeiro conjunto de ska da história, os Skatalites.
Na década de 50 os caminhões de som chamados Sound systens, animavam as festas itinerantes que aconteciam na capital Kingston com muito rock e R&B. Mas como as músicas eram as mesmas, eles começaram a disputar a atenção do público com versões exclusivas com forte influencia do Mento, também conhecido como o Calypso Jamaicano com isso surgiu o Ska.
Em 1962 a Jamaica se libertou do jugo inglês. E no embalo da independência o ska se tornou o primeiro gênero legitimamente jamaicano ao misturar todos esses ritmos que animavam a ilha. O saxofonista Tommy McCook foi o primeiro integrante da banda a gravar o novo gênero.
Já o trombonista Dom Drummond atuava no estúdio one, um dos primeiros estúdios de gravação a surgir no pais. Com isso o grupo a partir de 1964 começou a brilhar em composições próprias e gravações ao lado de diversos cantores locais como o estreante Bob Marley.
Outro ingrediente que ajudou a temperar a sonoridade do grupo foi a habilidade em improvisar, conquistada através do jazz. Por serem os principais músicos da ilha, eles também tocavam nos luxuosos hotéis da região os sucessos das big bands.
Em 1965 os Skatalites tinham conquistado o status de uma superbanda com vários hits. Mas o grupo sofreu um duro golpe e terminou prematuramente em função da prisão de Drummond, condenado por matar a sua namorada. Mas o ska já estava disseminado e surgiram vários artistas e grupos.
Os Skatalites retornaram em 1983 como uma nova formação, e estão em atividade até hoje com várias apresentações pelo mundo a fora , inclusive no Brasil. Alem de lançarem novos trabalhos.
Acompanhe esta edição
entre em contato:
musicaecultura@cbncampinas.com.br
produção
Walmir Bortoletto
edição
Paulo Girardi