O mundo dos negócios vive em constante transformação e de maneira rápida. Saber ermpregar de forma correta e assertiva características como influência, liderança e comunicação junto à equipe e clientes são fundamentais para se atingir as metas. E saber escolher e contratar as pessoas certas e com habilidades específicas passa a ser vital para se chegar aos resultados traçados.
Fabio Salaverry, especialista em treinamento empresarial sobre liderança, influência e habilidades, convidado desta semana do Programa Um a Um com Eduardo Santana, explica que antes de qualquer coisa o empresário precisa entender que o significado de liderança, antes atrelado ao cargo, não existe mais. “Antigamente, ser gerente supunha que seria um líder. Nos dias atuais isso já não funciona mais”, alerta.
Hoje, segundo ele, liderança significa envolver as pessoas. “Para ser um líder, você precisa perceber que não é a seu respeito. É a respeito das pessoas. Você tem o papel de desenvolver as pessoas que estão com você”
O segundo passo para se chegar à liderança, alerta Salaverry, é preciso saber utilizar a sua influência. “Muitas vezes você utiliza da influência sem autoridade para que possa alcançar os resultados desejados. Hoje ter um time que rende junto na mesma direção faz toda a diferença no mercado” diz ele.
Comunicação
Além de saber exercer a liderança de forma correta, outro fator importante atualmente no mundo dos negócios é saber se comunicar de forma correta. Como se comunicar com seus clientes, público alvo, como se apresentar? Ele dá a resposta: “Entendendo que você conquista a atenção da pessoa nos primeiros 15 segundos”, ensina o especialista.
E como eu conquisto a atenção de uma pessoa? “Demonstrando valor. Qual é o valor que eu posso entregar para ela. Não existe uma fórmula para isso. Existem algumas formas, adaptando seu estilo da melhor forma”, responde Salaverry.
De forma prática, ele ensina que para conquistar a atenção em curto espaço de tempo, o ideal é que a pessoa diga seu nome e ao que faz é ajudar empresas, como você, a alcançarem melhores resultados por meio das competências de comunicação, como liderança, venda, negociação, técnicas de apresentação e multiplicação da aprendizagem.
“Tenho feito isso já há mais de 25 anos e conquistei clientes grandes (multinacionais)”, conta ele. “Assim vou dando os nomes das empresas e exemplos de problemas, efeito do problema, solução e resultado da solução. Dou três casos muito brevemente de resultados que foram alcançados. Dou dados específicos, pontuais.”
Salaverry alerta que as pessoas só compram de quem elas gostam, de quem se pareça com elas e de quem ela se pareça com quem elas admiram. “Então, tenho que, primeiramente, gerar este valor, trazer uma proximidade e mostrar que eu atuo, trago resultados para clientes que são relevantes no meio do meio cliente”, completa
Quer saber mais sobre a importância da Influência e liderança para o empresário? Acesse o podcast na íntegra com a entrevista de Fabio Salaverry no portal do programaumaum.com.br.
Texto: Marcelo Oliveira – Assessoria de Imprensa do BNI Planalto Paulista