Baixa na vazão do Rio Atibaia não representa risco para o abastecimento em Campinas

Foto: Flávio Botelho

A falta de chuva registrada na região tem derrubado o nível de vazão no Rio Atibaia, a principal fonte de abastecimento de Campinas. O rio representa 95% da água consumida na cidade. Os outros 5% são provenientes do Rio Capivari. Na última quinta-feira, segundo a Sanasa,  a vazão foi de 11,47m³. No início do mês, era um pouco maior, 17,54m³ por segundo.

Apesar da baixa no nível de água, moradores do Distrito de Sousas continuam pescando no local.  Este é o caso do aposentado Armando Soares, de 78 anos.  De acordo com ele, ainda dá para pegar uns peixes no ponto onde é acostumado a pescar. Segundo o Coordenador de comunicação da Sanasa, Marcos Lodi,  a cidade não riscos de desabastecimento.

De acordo com a pesquisadora do Cepagri da Unicamp,  Ana Avila, para este final de semana estão previstas pancadas de chuvas que devem seguir ao longo dos próximos dias.
Com a chegada da chuva as temperaturas também devem cair, mas nem tanto.  Os termômetros, que já chegaram á 36,8º em pleno inverno, devem bater os 29 º no período da primavera.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Gaeco e Baep prendem empresários em Campinas por plano de execução contra promotor de justiça

Piracicaba confirma segunda morte por febre maculosa em 2025

Vigilância Sanitária identifica bactéria resistente em UTI da Santa Casa de Amparo; local ficará fechado por 72 horas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.