O relacionamento comercial entre empresas brasileiras e italianas na Região Metropolitana de Campinas foi discutido em um Fórum direcionado a empresários e investidores no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas. O Brasil tem a maior comunidade de italianos fora da Itália. O cônsul geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, destaca esse DNA em comum entre os dois países e defende o estreitamento dessa relação com os cerca de 30 milhões de pessoas entre cidadãos com dupla cidadania e descendentes.
De acordo com a Italian Trade Agency, mais de um terço das exportações italianas, que em 2018 superaram 543 bilhões de dólares, compõem-se de máquinas e equipamentos mecânicos. De acordo com Filippo La Rosa, as oportunidades que chegam com o acordo do Mercosul vão requerer uma renovação no parque industrial brasileiro, o que coloca a Itália como grande parceira comercial da Região Metropolitana de Campinas.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, André Von Zuben, a Região Metropolitana de Campinas tem muito a oferecer à Itália nesta parceria comercial. A Itália é o 11º mercado de produtos brasileiros e o 7º fornecedor brasileiro, o que coloca a Itália em segundo lugar entre os países fornecedores europeus.