Ouça ao vivo

Durante conferência na Unicamp, Belluzzo aponta crise no pensamento econômico brasileiro

Foto: Valéria Hein

Durante participação em um ciclo de conferências na Unicamp, o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, considerou primitiva a política de teto de gastos do Governo Federal, que, segundo ele, imobiliza a economia e encolhe o Estado. Para ele, ao contrário, deveriam ser discutidas formas de articular gastos que criem condições para o crescimento econômico e para frear a desindustrialização que vem sendo promovida no país.

Beluzzo questiona não apenas a saúde da economia brasileira, mas a do próprio pensamento econômico convencional, que segundo ele, entrou numa crise profunda. Ele sugere a necessidade de mudanças na forma de pensar a economia no Brasil. Na década de 1980, Belluzzo foi secretário especial do Ministério da Fazenda e secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de São Paulo e está lançando o livro “A Escassez na Abundância Capitalista”, em coautoria com o economista Gabriel Galípolo.

Para Belluzzo, a crise no Brasil não tem sido analisada no contexto da realidade mundial, ao contrário de exemplos como os da China, país que soube se ajustar virtuosamente à globalização e que em curto período da história conseguiu superar os Estados Unidos com uma potência industrial, com relativo equilíbrio entre o estado e setor privado. O Ciclo de Conferências sobre a Crise Brasileira ocorre mensalmente  e traz nomes importantes de diversas áreas do conhecimento. Para acompanhar a programação e fazer a inscrição é preciso acessar o site do Instituto de Estudos Avançados. O www.idea.unicamp.br

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.