Ouça ao vivo

Embrapa desenvolve tecnologia on-line para monitoramento de água de reservatórios

A Embrapa está desenvolvendo uma tecnologia, que será utilizada em um aplicativo para Android, que disponibiliza dados sobre a qualidade da água dos reservatórios paulistas onde há cultivo de organismos aquáticos, numa tecnologia inédita no Brasil.

Denominado AgroTagAQUA, o sistema tem o apoio do BNDES e o desenvolvimento dos algoritmos para estimativa da qualidade da água via imagens de satélite foi feito em parceria com pesquisadores da Unesp, como resultado de um projeto apoiado pela FAPESP.

De acordo com o pesquisador Embrapa, Luiz Eduardo Vicente, o sistema vai gerar parâmetros sobre a água de reservatórios em que há atividade aquícola, que anteriormente só podiam ser obtidos por meio de coletas em campo, reduzindo substancialmente os custos do monitoramento.

Estes dados espacilizados, segundo Luiz Eduardo Vicente, vão permitir dispor de duas décadas de imagens de transparência da água para o reservatório de Ilha Solteira, onde a pesquisa vai começar, cobrindo 1.195 km2, com resolução espacial de 30 metros. O pesquisador explica que o aplicativo vai permitir a coleta de imagens entre outros dados geoespaciais, que serão devolvidos ao usuário do aplicativo como dados espacilaizados.

O sistema on-line foi desenvolvido por pesquisadores da Plataforma multi-institucional de Monitoramento das Reduções de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Agropecuária da Embrapa Meio Ambiente.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.