A comunicação com o público final é um fator fundamental para o sucesso ou o fracasso das empresas. O alerta é do publicitário João Garrido, proprietário da Urso Propaganda, especializada na área de comunicação, durante entrevista ao Programa Um a Um com Eduardo Santana.
“Se comunicar muitas empresas de comunicam. Elas fazem uma página no Facebook, no Instagram, montam um site. Mas muitas vezes não é da maneira correta”, alerta. Uma boa comunicação, segundo ele, precisa que o empreendedor, em primeiro lugar, conheça realmente sua empresa, tenha uma personalidade, porque ela vai falar algo a alguém, vai se relacionar com o mercado. “O empreendedor tem de saber que não vai só vender. E muitas empresas fazem isso. Se comunicam para vender”, conta, afirmando que se trata de um erro bastante grave.
De acordo com Garrido, a boa comunicação precisa levar em conta o relacionamento do negócio com seu público. “Fica mais fácil, tem mais empatia com o público e se destaca”. Outra dica é se comunicar de forma diferente, sair do lugar comum, fazer algo diferenciado, mais do mesmo. Para isso, o dono do negócio precisa entender qual é seu público, saber com quem está falando. Com quem quer realmente se comunicar. Também é importante alinhar expectativas com seu público. “Colocar expectativa muito alta e não atingi-la vai criar uma frustração”.
Outros pontos importantes na hora de estabelecer a comunicação com o público são: categorizar o preço, qual a praça que vai atender, qual é o produto e qual o tipo de comunicação que vai ser utilizada. “Fazendo estes quatro “Ps” bem estruturados, você vai identificar: se o produto é de maior valor agregado ou menor; se é um produto mais popular ou mais elitizado; se vai ser um produto que vai ter por escassez, tem pouco e vai cobrar caro, ou não, se vai vender para a massa; qual a praça que vai trabalhar”.
Como exemplo de comunicação dirigida e correta, ele cita o segmento de lojas de óculos, que oferecem vários produtos para diferentes públicos. “Existem muitas (lojas) e para públicos diferentes”, diz. “Quando você identifica isso fica muito mais fácil de você comunicar”, completa
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Texto: Marcelo Oliveira – Assessoria de Imprensa do BNI Planalto Paulista