Dezenas de famílias atendidas atendidas pela equipe do SAD, o Serviço de Atendimento Domiciliar, realizaram um protesto em frente ao Paço Municipal da Prefeitura de Campinas, na manhã desta sexta-feira, dia 06.
O protesto foi contra a descontinuidade dos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde por meio de empresa terceirizada.
Segundo os manifestante, a informação é que o contrato vence no dia 19 de setembro, mas, os serviços já não estão mais sendo prestados.
A dona de casa, Lucia Vitório, que mora no bairro Eldorado dos carajás, é mãe do Lucas , que tem paralisia cerebral é atendido em casa pelas equipes. De acordo com ela o filho depende totalmente dos serviços. A irmã de Luana dos Santos, também depende dos serviços da SAD, pois , corre risco de morrer.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cecílio Serafim dos Santos, as famílias que participaram do protesto saíram frustradas pois não foram atendidas. A informação, de acordo com ele, foi que representantes da Secretaria de Saúde irão explicar a situação do SAD Sudoeste na reunião extraordinária convocada pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal para a tarde desta sexta-feira.
Em nota, a Secretaria de Saúde, disse que as informações não procedem. Sobre a manifestação, a explicação é que os manifestantes foram recebidos por um gestor da Secretaria de Saúde e uma nova reunião foi marcada para o período da tarde, quando famílias envolvidas também estarão presente.
A nota diz ainda que Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência está realizando a troca de equipe do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da região Sudoeste, por conta de uma licitação para contratar nova empresa para prestação do serviço. Não haverá mudanças no SAD Sudoeste e o atendimento aos pacientes está mantido dentro da normalidade.
Os atuais funcionários, que são da empresa contratada, continuarão realizando as visitas domiciliares durante este mês, enquanto cumprem aviso prévio.
O SAD é um programa consolidado na estrutura da Secretaria Municipal de Saúde Campinas. São cinco núcleos do serviço, divididos pelas regiões da cidade e a troca da equipe ocorrerá somente no SAD Sudoeste.
A mudança faz parte da reestruturação que vem sendo realizada no Hospital Ouro Verde desde a criação da Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência.