Ouça ao vivo

Em 2019, mais de 80% dos empregos foram gerados pelas PMEs

Segundo o secretário especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, mais de 80% do número de empregos gerados até agora em 2019 veio de pequenas empresas, tanto nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), quanto no levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. “Pequenas empresas vão ser o grande vetor de crescimento nos próximos anos”, disse o secretário.

Para ele, o Brasil vive uma “revolução silenciosa” com esses empreendimentos. “Nós tivemos muito sucesso nos últimos anos em aumentar o número de pequenas empresas no Brasil. No entanto, a produtividade é muito baixa”, disse Costa, emendando que uma das prioridades da Secretaria Especial é tornar as pequenas empresas mais produtivas e competitivas.

Em entrevista ao Programa Um a Um com Eduardo Santana, Lilian Carmo, Diretora da Febracis Campinas, disse que os países mais desenvolvidos são os que fomentam mais o empreendedorismo, através de pequenas e micro empresas. “No Brasil não é diferente. E com um cenário em que estamos vivendo hoje, é normal, é plausível, que as pessoas busquem cada vez mais as MEIs e pequenas empresas como fontes alternativas de empregabilidade, produtividade e produtividade”

Para ela, o empreendedorismo é a mola propulsora do desenvolvimento econômico das nações e, também, do desenvolvimento social. “Trabalhar o social é dar dignidade, é dar emprego e renda. E isso só vem através do empreendedorismo, incentivando o empreendedorismo no Brasil”, disse. E acrescenta. “Nós temos uma grande oportunidade de virar a economia, de girar a dignidade das pessoas, desenvolver do país no âmbito social também.

Texto: Marcelo Oliveira – Assessoria de Imprensa do BNI Planalto Paulista

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.