Ouça ao vivo

Idec aponta erros em edital de licitação do transporte de Campinas

Foto: Valéria Hein

Um relatório produzido pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) a pedido do Ministério Público de São Paulo apontou erros no edital de licitação do transporte público de Campinas. A entrega dos envelopes está prevista para ocorrer no próximo dia 16 de outubro, em sessão pública.

No documento, que também foi enviado à Prefeitura de Campinas e à Emdec, foram apontados, além dos erros, pontos positivos e negativos.

De acordo com o  pesquisador em mobilidade urbana do Idec, Rafael Calabria, um dos erros está no fato de a empresa ter  30 dias para se estabelecer no município, já com funcionários e garagem. Isso, na visão de Calabria, privilegiaria as atuais empresas.

Entre outros erros encontrados no documento está a fórmula de remuneração das empresas, que por conta de uma inversão na equação, pode fazer com que a perda de qualidade do serviço prestado aumente o pagamento para as empresas. 

Ele comentou ainda de uma ideia boa no edital mas que não ficou clara. A receita acessória. Uma forma das empresas conseguirem aumentar a receita para viabilizar o barateamento da tarifa.

Para o pesquisador em mobilidade urbana do Idec, Rafael Calabria, a Justiça e o Ministério Público já teriam motivos de sobra para pedir adiamento da entrega dos envelopes. Nesse caso, o processo ocorreria no início de 2020.

O processo de licitação ocorre após a prefeitura ser obrigada pela Justiça a fazer um novo processo licitatório para o transporte público na cidade, pois o atual contrato com as empresas – de 2005 – foi considerado irregular pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. O Idec e a ONG MinhaCampinas foram convidados pelo MP a analisar o texto do edital para evitar que novos problemas possam inviabilizar a licitação da cidade no futuro.

Em nota, a Emdec informou que a Administração municipal respeita os apontamentos realizados pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor mas reafirma que o edital de licitação do novo sistema de transporte público coletivo de Campinas foi elaborado, estritamente, com base na legislação vigente. Todos os requisitos legais aplicáveis foram devidamente atendidos. O processo licitatório transcorre em total transparência.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Campanha do Agasalho 2024: veja como doar

Campinas iniciou nesta quinta-feira (18) a Campanha do Agasalho 2024 com o slogan “Transforme o tom deste inverno”. A iniciativa busca arrecadar cobertores e roupas, principalmente, masculinas, que é a maior demanda.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.