Ouça ao vivo

Novas técnicas ajudam na recuperação de estruturas de construção e na redução de custos

A construção civil no Brasil vem ganhando novas técnicas e produtos cada vez mais eficientes e a uma velocidade cada vez maior. O resultado de novas tecnologias tem resultado em maior qualidade, obras construídas em tempo mais curto e com custos em queda.

Há menos de duas décadas, pequenas patologias como trincas, rachaduras nas paredes e pisos afundando, além de outros problemas, viravam uma tremenda dor de cabeça, fossem elas em obras residenciais ou comerciais. Reparos que hoje são considerados simples chagavam a exigir até a derrubada de uma edificação.

Mas os tempos hoje são outros. E os problemas estruturais podem ser solucionados com o emprego de técnicas modernas, como conta a engenheira Sandra Maciel Tinoco, fundadora e sócia da Base M Engenharia, empresa de construção civil especialista na área de reforço de fundações, com mais de 11 anos no mercado regional.

Sandra é uma das convidadas deste sábado, 12 de outubro, do Programa Um a Um com Eduardo Santana, para falar sobre reforço da fundação nas obras.

A engenheira explica que as patologias na construção têm soluções mais práticas e eficientes nos dias de hoje. “É uma solução muito eficiente. “Reforço da fundação é uma técnica que tem vários tipos, como metálica, de concreto, metálica engetada”, explica ela, lembrando que cada método é empregado para um determinado tipo de problema. “Aquilo que você recupera com a tecnologia é muito menor o custo do que você desmanchar algo existe, gastar com o bota fora do entulho gerado, e ter que gastar para construir tudo novamente.”

Sandra conta que as patologias podem ser levantadas por um profissional especialista em reforço da fundação, que fará um diagnóstico olhando e entendo a característica e o comportamento, para fazer um diagnóstico correto e apontar a melhor solução para a solução do problema. “As novas tecnologias permitem ampliações de reforços já existentes, com demolição parcial. As aplicações são imensas e deixam o arquiteto livre para ele fazer o que sabe de melhor”, completa

Ouça o podcast completo com Sandra Maciel Tinoco, fundadora e sócia da Base M Engenharia, acessando a página programaumaum.com.br.

Texto: Marcelo Oliveira – Assessoria de Imprensa do BNI Planalto Paulista

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.