Ouça ao vivo

Pais desconhecem portal com dados de alunos em Campinas

Arquivo CBN

Reconhecida com o primeiro lugar na edição 2019 da Connected Smar Cities, lista de municípios considerados conectados, Campinas não divulga aos pais como os dados dos alunos da rede municipal de ensino podem ser acessados. A reclamação é dos próprios responsáveis, que não conhecem o portal que disponibiliza a frequência e o boletim dos estudantes. A maioria ouvida pela reportagem costuma buscar essas informações diretamente na escola.

É o caso de Simone Fraga, que tem uma filha matriculada no terceiro ano do Ensino Fundamental, não sabia que as notas podiam ser vistas em uma plataforma e que agora diz ter interesse em acessar os dados pela internet.

O acesso pode ser feito pelo Portal do Cidadão, através do link cidadão.campinas.sp.gov.br. Para se cadastrar, basta que o cidadão insira os dados pessoais. Há também a opção de fazer o login pelo perfil do Facebook. Mas outro ponto levantado pelos pais é a possibilidade de receber avisos virtuais sobre acontecimentos do cotidiano escolar, como mudanças de horários, período de avaliações e falta de professores. Atualmente, isso não acontece.

Procurada, a Secretaria de Educação se manifestou por meio de nota e confirmou que já faz a divulgação dos dados dos alunos da rede municipal no meio digital. Mas além disso, prometeu que vai expandir a acessibilidade. O comunicado diz que estão em teste em seis escolas o diário de presença em tempo real, no qual professores confirmam a frequência do estudante pelo celular ou tablet, e ainda catracas que avisam aos pais se a criança faltou.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.