Ouça ao vivo

Prefeitura encaminha ao legislativo Projeto de Lei que institui a Justiça Restaurativa na cidade

Foto: Flávio Botelho

Em parceria com com a Vara da Infância e da Juventude, e com o Ministério Público do Estado de São Paulo a Prefeitura de Campinas criou o Projeto de Lei que institui na cidade a Justiça Restaurativa. De acordo com o Juiz da Vara da Infância e da Juventude, Marcelo da Cunha Bergo, a Justiça Restaurativa é um processo colaborativo em que as partes, agressor e vítima, determinam a melhor forma de reparar o dano causado pela transgressão.

A medida segundo o Juiz  já vem sendo adota em 27 países, inclusive, em vários municípios brasileiros, como Tatuí, no estado de São Paulo. Ele explica também que a Justiça Restaurativa não substitui o sistema tradicional de justiça e não necessita de uma lei municipal, porém, a lei municipal vai criar politicas publicas para a sua aplicação.

Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Elaine Jocelaine Pereira, a medida já vem sendo aplicada na cidade em outros setores, inclusive com a formação de profissionais.  A lei municipal prevê a criação de uma comissão de gestão e com isso será possível instalar núcleos de formação dentro das próprias comunidades.

O Projeto de Lei do executivo que institui a politica publica de justiça restaurativa e o programa de justiça restaurativa no âmbito municipal foi assinado nesta, quinta-feira, pelo Prefeito de Campinas,  Jonas Donizette. O PF foi encaminhado a Câmara Municipal e a expectativa é que a lei seja aprovada até o final deste ano.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.