Ouça ao vivo

Contêineres para banheiros devem ser instalados nesta segunda

Os banheiros públicos do calçadão da Rua 13 de Maio, na região central de Campinas, devem ser entregues nesta segunda-feira. A promessa é da própria Prefeitura, que prevê o funcionamento para cerca de um mês antes do Natal.

O prazo para o início da instalação dos três contêineres metálicos foi informado pela assessoria do Executivo Municipal depois que a reportagem esteve na Praça Rui Barbosa, atrás da Catedral Metropolitana, e notou que o local estava vazio.

O motivo da checagem foi a fala do próprio prefeito Jonas Donizette, do PSB, no último dia 23. Na ocasião, na divulgação sobre o Programa Centro Vivo, ele havia previsto a entrega das estruturas até o dia 25, o que não ocorreu de fato.

Questionada sobre a ausência dos dispositivos na praça, a Administração alegou que os contêineres estão prontos e serão instalados nesta segunda e detalhou que as ligações de água e esgoto também serão feitas por equipes da Sanasa.

Depois, prevê a execução do paisagismo no entorno dos banheiros por funcionários da Secretaria de Serviços Públicos. Com isso, planeja o pleno funcionamento por volta de 24 de novembro, conforme informado por Jonas.

Mas enquanto o espaço segue vazio, comerciantes do entorno foram ouvidos e se disseram surpresos com os planos da Prefeitura. Todos os que foram entrevistados não sabiam que a estrutura seria implantada no calçadão.

Permissionário de uma banca de alimentos que fica ao lado da 13 de Maio, Esley Vinagre disse não ter sido consultado sobre a intervenção e, apesar de aprovar a iniciativa, teme que o espaço se torne um novo ponto de depredação e sujeira.

Ainda de acordo com o esclarecimento do Executivo solicitado pela CBN, pessoas em situação de rua “terão acesso gratuito mediante uma ficha”. Para os demais, o acesso será através de taxa simbólica, com valor ainda a ser definido.

Já sobre o questionamento de que os comerciantes não foram consultados sobre  a decisão e o processo de instalação do banheiros, o comunicado justifica que essa é uma demanda antiga dos próprios lojistas e trabalhadores do local.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.