Ouça ao vivo

Acidentes de trânsito com menores chegam a 36 por dia

A colisão ocorreu rua José Florence Teixeira (Foto: Leandro Las Casas)

Até setembro deste ano, 9.865 crianças e adolescentes foram indenizadas após acidentes de trânsito em todo o Brasil. A média diária é de 36 vítimas, segundo dados do Seguro DPVAT. Os números mostram que a maioria ficou com alguma sequela permanente após as ocorrências pelo País. Isso porque cerca de 70%, 6.933, das indenizações foram pagas por invalidez.

Para a gerente executiva da ONG Criança Segura, Vânia Schoemberner, as informações só comprovam a necessidade de proteger as vidas dos mais jovens com medidas de segurança. Por isso vê como retrocesso a proposta do presidente Jair Bolsonaro, do PSL, de eliminar a aplicação de multa pela falta de uso da cadeirinha para crianças de 0 a sete anos em automóveis.

Os dados do Seguro DPVAT indicam que crianças dentro do veículo concentraram quase 42% das indenizações pagas, em um total 4.125 pagamentos de 0 a 14 anos. Ainda conforme a organização não governamental, os acidentes de trânsito são as principais causas de morte da faixa etária. As fatalidades, porém, poderiam ser evitadas com medidas básicas.

Um exemplo de acidente no qual a criança não se feriu gravemente devido ao uso do dispositivo, aconteceu na manhã do dia 14 de outubro na Rodovia Dom Pedro I, na região de Campinas. O carro dirigido por uma mulher capotou no km 127 do sentido Jacareí e ficou tombado no canteiro central. A condutora e a vítima menor foram socorridas e tiveram ferimentos leves.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.