Ouça ao vivo

Apenas 15% das empresas da RMC têm mulheres em cargos de presidência, aponta pesquisa da ABRH

No quadro Panorama Empresarial deste sábado (30 de novembro), o Programa Um a Um com Eduardo Santana recebeu a presidente da regional Campinas da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Fabiola Lencastre. Ela comentou sobre um tema importante envolvendo diretamente as mulheres: a baixa presença em cargos de presidentes nas empresas da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Segundo estudo realizado pela entidade, o levantamento apontou que para 28,95% das entrevistadas, ainda é preciso hoje em dia comprovar capacidades técnicas para exercer funções. O fato, segundo as profissionais, é a principal barreira para evoluir na carreira.

A Região Metropolitana de Campinas (RMC), segunda maior do Estado de São Paulo, congrega 20 municípios, onde vivem 3,2 milhões de habitantes (IBGE). Uma das mais dinâmicas no cenário econômico, a região representa 8,75% do PIB paulista.

“Quando realizamos uma pesquisa em torno do número de mulheres que ocupam cargos decisórios, constatamos que apenas 51,28% das empresas aderem ao perfil de liderança feminino e apóiam a gestão dessas profissionais para a linha estratégica”, diz Fabiola Lencastre, presidente da Regional Campinas da ABRH-SP. “O percentual, além de muito tímido, é preocupante, frente à gama de empresas de todos os setores que temos na RMC”, completa.

Na pesquisa, outro número chama a atenção é o índice de 28,95% de mulheres que sentem que precisam comprovar que têm capacidade técnica para exercer suas funções. “Como mulheres, nos sentimos nos primórdios da história, tentando mostrar que somos competentes e capazes de gerar resultados diante dos desafios, tanto de especificidade técnica quanto de gestão”, afirma Fabiola.

Texto: Marcelo Oliveira – Comunicação Estratégica Campinas – Assessoria de Imprensa do BNI Planalto Paulista

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.