Ouça ao vivo

Campinas estuda construção de novo corredor do BRT

A prefeitura de Campinas estuda a construção de um novo trecho do BRT, que ligaria o Aeroporto de Viracopos ao distrito do Ouro Verde. A proposta foi divulgada durante a apresentação do novo plano de mobilidade urbana do município. Porém, a execução seria de responsabilidade da próxima administração, uma vez que não haveria tempo de se elaborar o projeto, licitar e executar a obra em 2020.

Tudo isso integra o novo plano de mobilidade de Campinas, que estabelece como prioritária a locomoção através do transporte coletivo e de veículos não motorizados, como bicicletas. Deste modo, o município pretende melhorar as condições de circulação no sistema viário e buscar alternativas para as demandas decorrentes da expansão do aeroporto de Viracopos. A ideia é reduzir o transporte individual feito por automóveis e ampliar o acesso ao transporte coletivo.

Para o prefeito Jonas Donizette, o plano viário, inclusive a construção de um novo corredor do BRT, está sendo pensado para melhorar as condições do viário municipal para no mínimo 10 anos. Porém, ele disse entender se a próxima gestão não levar a proposta adiante. “Se um próximo prefeito achar que não é adequado, ele vai ter que debater com a população. O plano é justamente para mais de um governo.”.

O plano prevê também a padronização das calçadas da cidade, com multas aplicadas para aqueles que não fizerem a manutenção correta. Deste modo, a prefeitura quer garantir calçadas transitáveis, estimulando que a população ande mais a pé e ainda assim garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.