Ouça ao vivo

Campinas vacina jovens de 20 a 29 anos contra o sarampo

Foto: Divulgação/Altemar Alcantara/Semcom

Os jovens de 20 a 29 anos formam o público-alvo da nova etapa da campanha contra o sarampo. Em Campinas, a faixa-etária é a segunda em número de casos da doença: são 22 contágios entre os 102 confirmados até o dia 14 de novembro. A infectologista e coordenadora da Vigilância Epidemiológica municipal, Valéria Almeida, explica que adultos dessa idade tendem a não ter a imunização completa. Ou seja, não receberam as duas doses preconizadas a partir de 2005.

Com isso, alerta para a importância da busca pelo medicamento em todos os centros de saúde da cidade, já que o objetivo é garantir altas taxas de cobertura entre a população e interromper a circulação da doença, altamente contagiosa. “É uma faixa-etária que na infância tomou apenas uma dose da vacina do sarampo. Então muitas pessoas não estão protegidas e o objetivo dessa campanha é chamar pra que essas pessoas façam a segunda dose”, afirma.

A dose que será aplicada é a tríplice viral, que também protege contra a rubéola e a caxumba. Para fazer a imunização, o jovem deve ir a uma das 66 unidades de saúde do município de segunda a sexta-feira, nos horários das salas de vacina. O Dia D ocorre em 30 de novembro, quando se encerra o período de vacinação para esse público. Entre os sintomas de sarampo, estão manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.