Ouça ao vivo

Ciro Gomes critica governo Bolsonaro na Unicamp

O ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, lotou o Centro de Convenções da Unicamp nesta sexta-feira para debater a crise política, dividida por ele em três camadas. Uma delas, o sistema representativo internacional. Na sequência, a revogação do pacto da Constituição de 1988. E, para finalizar, o desemprego, com queda na industrialização e a descapitalização. Para ele, os pequenos espasmos de recuperação da economia vão retroceder por conta da crise, que também acomete as instituições do Legislativo, Executivo e Judiciário. Além disso, fala que o poder político nacional está “avacalhado” e chamou de “tosca” a direita brasileira.

“O poder político desmoralizou-se no Brasil. O ideário progressista é desmoralizado, cedendo pra direita mais tosca que se pode anotar o discurso moral e ético. Você encontra um povo desvalido e para o jovem a política não diz nada e por isso o País se encontra nessa bagunça inconstitucional”, diz Ciro.

Durante a palestra, Ciro Gomes criticou a MP federal 905, que institui o contrato verde amarelo para beneficiar jovens de até 29 anos no mercado de trabalho. Para ele, a medida nada mais é do que a precarização do trabalho e semelhante ao programa primeiro emprego do governo Lula. “Você tem as novidades que a tecnologia impôs: uma nova relação de trabalho. Interpretada pelo bolsonarismo, transforma o trabalho em mercadoria. Não dá em nada senão em perversão, porque jamais prosperou qualquer nação do mundo que tenha introduzido no seu mercado de trabalho insegurança jurídica e insegurança politica”, opinou.

Durante o evento, Ciro fez ainda duras críticas ao atual governo e a verdadeira batalha de intolerância entre os chamados por ele de “bolsonarismo boçal” e “lulopetismo corrompido”. A palestra ministrada pelo ex-ministro da Integração Nacional integrou o Ciclo de Palestras sobre as Crises Brasileiras, organizado pela Universidade Estadual de Campinas. O objetivo é trazer nomes importantes de diferentes áreas do conhecimento para estimular a discussão e o debate de temas atuais em busca de diagnósticos e soluções para as diversas crises que afligem o País.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.