Ouça ao vivo

Consultórios viram depósitos no CS do Santa Odila

Foto: Flávio Botelho

As novas salas, que deverão ser usadas como consultório, no Centro de Saúde do bairro Santa Odila, foram transformadas em depósitos. Algumas abrigam arquivo morto, outras equipamentos e tem até uma com sacos de cimento estragado. Um dos novos banheiros também abriga material de construção que foi deixado para trás. As obras de ampliação e reforma da unidade estão paralisadas a mais de seis meses. Em frente ao CS, uma placa informa que as obras foram iniciadas em julho de 2018 e com término previsto para abril deste ano.

Segundo o coordenador local do Conselho Municipal de Saúde, Salvador Barbosa da Silva, apenas parte da obras de ampliação do Centro de Saúde foi concluída. Sem ter o que fazer, as salas inacabadas foram transformadas em depósitos. “Devido ao acúmulo de materiais nas salas antigas, nós começamos usar as novas para guardar esse material”. De acordo com o aposentado, Adelino José Marques, o atendimento na unidade de saúde é satisfatório, mas acaba sendo demorado. “Esse que é o problema. Se tivesse acabado essa obra, o atendimento seria mais rápido”. A dona de casa, Thaís Santos, também reclama das obras paralisadas. “Eu acho uma falta de respeito, porque além desses seis meses de atraso para entregar a reforma, falta médicos no atendimento”, afirma.

Apesar dos transtornos, o atendimento no Centro de Saúde do Santa Odila continua dentro da normalidade. Em nota a Secretaria de Saúde explicou que a Prefeitura vai retomar a obra o mais rapidamente possível, seja por meio de uma nova licitação ou por algum procedimento interno. A prefeitura explica também que a reforma foi abandonada pela empresa contratada quando estava 85% concluída. A empresa já foi penalizada. A segunda e a terceira colocadas na licitação foram chamadas, mas não puderam assumir, por vários motivos. Todos esses processos se encerraram este mês e agora a administração poderá, enfim, concluir a obra.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.