Ouça ao vivo

CPI descarta risco de rompimento de barragem em Americana

A Barragem de Salto Grande, em Americana, não oferece qualquer risco de rompimento neste momento, de acordo com o relatório feito pelo deputado estadual Rafa Zimbaldi, do PSB, na CPI instaurada sobre o tema na Alesp.

Foram ouvidas ao longo dos trabalhos da comissão diversas autoridades. Entre elas, prefeitos e secretários da região, o Ministério Público, a Agência Reguladora, o Consórcio PCJ, e a empresa responsável, a CPFL Renováveis.

Em todos os encontros, segundo o deputado relator, os depoimentos foram unânimes e descartaram qualquer possibilidade de risco de vida e dano para os moradores não só de Americana, mas também de Limeira e Piracicaba.

“Nós fizemos uma visita in loco na barragem de Salto Grande por duas vezes. Então, neste momento, não há risco qualquer risco de rompimento. Inclusive, a classificação da barragem saiu de A para B, o que significa que é baixo o risco de rompimento”

O resultado da Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada há sete meses aponta, porém, outra questão que foi abordada no período: despoluição da represa. E a promessa é que a situação seja agora acompanhada por Rafa.

Presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Assembleia Legislativa do Estado, ele promete que vai cobrar um plano de ação dos municípios do entorno e que despejam esgoto no reservatório de água.

A medida de acompanhamento, segundo o deputado do PSB, passa pelo monitoramento das condições dos rios da região. Neste caso, cita principalmente o Atibaia, que passa e sofre intervenção de várias cidades.

“São 11 cidades que despejam esgoto no Rio Atibaia, consequentemente isso acaba poluindo toda a extensão do rio e a represa em si”

A CPI foi presidida por Roberto Morais, do PPS. O vice-presidente foi Dirceu Dalben, do PL. Já os membros: Adalberto Freitas, PSL, Luiz Fernando Ferreira, PT, Rogerio Nogueira, DEM, Ricardo Madalena, PL, e Marcio Nakashima, PDT.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.