Ouça ao vivo

Empresas evitam contratar pessoas com mais de 50 anos

Foto: Flávio Botelho

Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, ABRH, mostrou que apenas 42,5% das empresas da Região Metropolitana de Campinas contratam pessoas com mais de 50 anos. A pesquisa envolveu um universo de mais de 150 companhias de grande e médio porte. A gerente administrativo Regina Célia, tem 56 anos e sem perspectiva para uma recolocação no mercado de trabalho. Deste modo, ela decidiu partir para o empreendedorismo. “Estou desempregada a aproximadamente um ano e não vou voltar ao mercado de trabalho porque os salários são baixos e estou próxima da aposentadoria. Vou vender bolo e comida, já que as pessoas não deixam de comer e você pode ganhar alguma coisa.”, diz.

De acordo com a diretora regional da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Fabíola Lencastre, as razões apontadas pelas empresas para a não contratar, são as mais variadas. “Não existe um porque declarado, mas nós acreditamos que as empresas preconceituam esses profissionais porque acreditam que eles não têm habilidades para lidar com tecnologia e isso gera um constrangimento na hora da contratação.”.

Diferente do que mostra a pesquisa, uma indústria de fertilizantes instalada em Paulínia, adota a politica de contratação de colaboradores acima de 50 anos. A gerente de RH, Roseli Fernandes, tem 58 anos e foi contratada, em 2018. “Fui contratada aos 57. Eu acho que o que é importante mostrar o seu trabalho. Muitas empresas têm restrição e em alguns casos acho que é preconceito sim.”, revela.

Na contramão das empresas que deixam de contratar profissionais acima de 50 anos, a multinacional Unilever, que tem unidades na RMC adotou um plano piloto para contratação de profissionais experientes. A medida segundo a diretora nacional de Recursos Humanos da companhia, Luciene Rezende Barros, está sendo implantada em todo o país. “Na verdade nós estamos fazendo um piloto, que está acontecendo na área de vendas. Nessa proposta, a gente contempla cinco estagiários acima de 50 anos.”, afirma. Além da idade, estar cursando uma universidade é um dos critérios para a contratação na multinacional.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.