Ouça ao vivo

Indaiatuba usa drone no combate à dengue

Foto: Divulgação

Em fase de testes, a prefeitura de Indaiatuba está utilizando um drone para auxiliar no combate aos criadouros do mosquito da dengue. A proposta é utilizar o equipamento em imóveis com fachada maior do que quatro metros, para identificar possíveis focos de proliferação do vetor.

Deste modo, o município delimitou uma área, na região do Jardim Pau Preto, onde o equipamento está sendo utilizado. O coordenador do Centro de Operações de Combate à Dengue da Prefeitura de Indaiatuba, Ulisses Bernardinete, espera que a verificação dos imóveis aumente com a fiscalização feita pelo drone. “Na verdade é para auxiliar o trabalho que nós já temos. Só que a efetividade desse trabalho não estava sendo tão grande por causa imóveis fechados. Isso dificultou muito, porque você conseguia trabalhar pouco mais de 50% dos imóveis de um quarteirão.”, disse.

Além do drone, o combate à dengue de Indaiatuba comemorou a eficácia do larvicida biológico aplicado no município. A ação feita em agosto no bairro Santa Cruz, apontou que o método alcançou 100% de eficácia em até 48h. Segundo Ulisses Bernardinete, foi feita uma simulação pelo município e os resultados apresentados foram muito bem avaliados. “A gente simulou criadouros nos espaços, nos imóveis, e depois fizemos a aplicação do larvicida. Seis horas após a aplicação, 96% das larvas haviam morrido.”, afirma.

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Indaiatuba tem registrado em 2019, 290 casos confirmados de dengue. O número é muito superior ao registrado no ano passado, quando foram registrados 16 casos positivos de dengue.

              

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.