Ouça ao vivo

Justiça atende pedido do MP e suspende licitação do transporte

Foto: Arquivo CBN Campinas

À pedido do Ministério Público, o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública, Wagner Roby Gidaro, concedeu, na tarde desta segunda-feira,  liminar que suspende a licitação do transporte coletivo municipal de Campinas. A decisão ocorre com base em contestações feitas pelo MP e estabelece uma série de obrigações para o município e a Emdec. O valor do acordo é estimado em R$ 7,4 bilhões e estão previstos R$ 780 milhões em investimentos. Ainda cabe recurso.

Em menos de um mês, esta é a segunda derrota do Governo que buscava emplacar, ainda este ano, a licitação bilionária. O processo já tinha sido suspenso, em meado do mês passado, às vésperas da entrega dos envelopes do certame, pelo TCE-SP (Tribunal de Contas de São Paulo), após empresas questionarem o edital. 

No despacho, o juiz determina que a Emdec e a Prefeitura de Campinas devem, num prazo de 180 dias, promover consultas populares e audiências públicas para responder ao questionamento do MP que ponderou que não houve participação popular na construção do edital.

Além disso, o magistrado estabeleceu um limite de 30 dias para que a empresa esclareça itens questionados pelos promotores de Justiça: fórmula de cálculo das tarifas, sistema de compensação de receitas e forma de controle da qualidade do transporte público. Os promotores também disseram que as exigências restringem a competitividade como a exigência de se iniciar os serviços em 60 dias. 


A ação pedindo a suspensão da licitação foi pedida pelos promotores Cristiane Hillal, Valcir Kobori, Angelo Carvalhaes e José Fernando Vidal de Souza. 

Em nota, a Emdec disse que tomou ciência das medidas apontadas pela Justiça e tratará o assunto no foro e momento adequado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.