MP recomenda manutenção de salas do EJA em Campinas

A promotoria da infância e juventude, recomendou que secretaria de educação de Campinas não promova o fechamento de salas do curso de Educação de Jovens e Adultos. O MP também abriu um inquérito civil público para apurar a decisão da administração municipal. O promotor entendeu que a decisão foi tomada sem consultar a comunidade escolar, incluindo alunos, professores e funcionários, e entidades representativas, como os conselhos das escolas.

Além disso, a promotoria teme que a redução no número de salas provoque a superlotação de outras unidades. Desde o anúncio de que iria reduzir em 40% das salas do curso do EJA em Campinas, a prefeitura passou a ser questionada por órgãos e entidades ligadas a área, como a Comissão de Educação e Esportes da Câmara de Campinas. O Ministério Público foi acionado pela vereadora Mariana Conti, do PSOL, que demonstra preocupação com a redução do programa que educa pessoas em todas as faixas etárias. “Essa decisão de fechar as salas é muito séria, porque ela reproduz e reforça desigualdades históricas. Estamos falando de um público que por uma série de fatores, não teve a oportunidade de estudar no ensino regular”, afirma.

Segundo a secretaria de educação, no próximo ano as salas do EJA passarão de 24 para 15 unidades, uma redução de pouco mais de 37%. A escola Dulce Bento Nascimento, no bairro Guará, em Barão Geraldo, teve 50% de redução, por exemplo. Segundo a Prefeitura, os alunos matriculados continuarão sendo atendidos, sem prejuízo aos conteúdos pedagógicos, em salas multisseriadas, onde são trabalhadas na mesma sala de aula mais de uma série do Ensino Fundamental. A prefeitura informou por nota que a Secretaria Municipal de Educação não foi notificada, mas que mesmo assim está a disposição do Ministério Público para prestar os esclarecimentos solicitados.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Começa programa de regularização de dívidas em Sta. Bárbara d’Oeste

Chuvas nas bacias do PCJ foram menores em junho; alerta está ligado

Polícia prende integrantes de quadrilha que extorquiam clientes no Jardim Itatinga

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.