Ouça ao vivo

O som mágico do grupo Uakti

Segundo  lenda  da etnia indígena   Tukano   que vive  as margens de um afluente do rio Negro , Uakti  um ser mágico de forma humana, sedutor de mulheres, foi capturado e morto por ciúmes  dos homens da tribo. No lugar onde foi enterrado, surgiram 3 palmeiras e de seus caules, instrumentos foram feitos e os sons mágicos desses instrumentos eram iguais aos produzidos pelos buracos do corpo de Uakti, por onde o vento passava quando ele corria.

Tempos  depois, mais precisamente em 1978, músicos de Belo Horizonte se reuniram  para experimentar os exóticos instrumentos construídos por Marco António Guimarães e dessas reuniões nasceu o grupo musical Uakti. Eles   gravaram vários  trabalhos  e tocaram com, Maria Bethânia, Philip Glass,  Paul Simon e  Milton Nascimento, entre outros.

Canos de pvc, borrachas para acabamento na construção civil, panelas e outros materiais nada convencionais ao serem combinados    produzem  sons incríveis que  são   arranjados com   escala  harmônica e melódica. Divididos em 5 categorias fundamentais : aerofones, eletromecânicos, idiofones, cardofones e membranofones, essa classificação é aceita no meio acadêmico do mundo inteiro. Além de Marco António, o grupo Uakti que encerrou suas atividades em 2016  também contava com   : Paulo Sérgio dos Santos na percussão,  Artur Andrés Ribeiro na flauta e instrumentos de sopro  e Décio de Souza Ramos também na percussão.

Com formação erudita eles  desenvolveram toda um método   de performance para se tocar esses inusitados  instrumentos. Muita pesquisa, combinação e criatividade fizeram  com que o som marcante e orgânico do grupo tivesse uma combinação interessantes. Ao mesmo tempo em que os arranjos eram modernos e sofisticados a sonoridade dos instrumentos crivam uma atmosfera intimista de uma música  mais  antiga.

Marco Antonio Guimarães também já compôs  para o cinema com a  execução do grupo Uakti  como em Lavoura Arcaica e para  as coreografias do grupo Corpo .

E em 2009   o grupo também participou das gravações para  a   trilha sonora do filme  Ensaio Sobre a Cegueira de Fernando Meireles projeto  baseado no clássico livro homônimo do escritor português José Saramago que morreu  em 2010.

Com  37 anos  de  atividade ,  13 discos lançados ,  um DVD  e diversas apresentações pelo Brasil e o mundo  o grupo Uakti nos  presenteou  com uma  sonoridade eclética que passava por composições próprias, releitura de  clássicos da música erudita e MPB  e até  interpretações de canções dos Beatles.

Confira esta edição

Entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Band on The Run, o álbum que consolidou a carreira de Paul McCartney

Com o fim dos Beatles  Paul McCartney em 1971   colocou na estrada a  banda  Wings , ao lado de sua companheira na época e porque não dizer eterna esposa Linda McCartney nos teclados.  O  conjunto  contou com  diversos  discos, mas vamos nos concentrar no terceiro álbum Band On The Run.

A história da enigmática canção Year of The Cat

Usando como referencia o estilo do folk rock de Bob Dylan  o cantor e compositor  Al Stewart  nascido  em 1945 na Escócia  construiu a sua trajetória musical . Com diversos álbuns lançados   o seu maior feito  aconteceu  em 1976 com o premiado Year of  The Cat.

A sonoridade do Red Hot Chili Peppers a partir de Californication

Superar as dificuldades !  Este foi o principal mote do álbum   Californication  de 1999   do  Red Hot Chili Peppers . O retorno  do guitarrista  John Frusciante após renascer das cinzas ao superar o seu vício em drogas trouxe nova vida a banda que se reencontrou numa sonoridade mais melódica e amadurecida.

Luciana Mello da musica black para buscar hoje refúgio no samba

Foi com canção “Simples Desejo”  que  Luciana Mello  com apenas 21 anos  surgiu para o grande público .  Durante a sua infância  não desperdiçou o fato de ser filha de Jair Rodrigues e  irmã do na época Jairzinho e pegou carona  no universo infantil até chegar na fase adulta tendo a musica black como  caminho.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.