Morreu neste sábado, em São Paulo, aos 100 anos de idade, o padre Haroldo Rahm. Ele completaria 101 em fevereiro próximo. Padre Haroldo teve uma parada cardíaca por volta do meio-dia e não resistiu.
Em nota, o Instituto Padre Haroldo informou: ” queridos, com tristeza informamos que nosso amado padre Haroldo está nos braços do pai, a quem ele serviu por toda sua vida. Ele partiu sem dor e em paz”.
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, PSB, decretou luto oficial de três dias em razão da morte do padre Haroldo. O prefeito lamentou a perda que Campinas sofreu neste sábado: “Padre Haroldo foi um ser humano muito especial, que ajudou e iluminou a vida de várias pessoas. Meus sentimentos à sua família, amigos e aos muitos admiradores. Ele fará muita falta, mas deixa um enorme legado para ser seguido por todos nós”, concluiu o prefeito em nota.
Harold Joseph Rahm nasceu em 22 de fevereiro de 1919, em Tyles, Texas, no Estados Unidos. Ele chegou ao Brasil em 1965 e naturalizou-se brasileiro em 1986. Fundou diversas obras, como paróquias, pastorais, movimentos, entre outras, aliando-se a outros religiosos.
Em 1978, fundou a entidade filantrópica “Associação Promocional Oração e Trabalho”, que em 2009 foi rebatizada com o nome de “Instituição Padre Haroldo Rahm”. O trabalho da entidade é com recuperação de dependentes em drogas.
Fundado há 40 anos, o Instituto que leva o seu nome desenvolve ação social em quatro eixos de trabalho, todos direcionados para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Oferece quinze serviços diferentes, possui dez endereços e atende cerca de duas mil pessoas por mês. Nestes anos todos, o serviço ajudou 12 mil pacientes e é referência nacional.
O velório do Padre Haroldo será realizado neste domingo, das 8h às 15h, no Paço Municipal da Prefeitura de Campinas, na avenida Anchieta. Depois, às 16h, haverá uma missa de corpo presente no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba, onde também ocorrerá o sepultamento, previsto para às 17h deste domingo.