Ouça ao vivo

Prefeitura admite permitir concessão dos terminais de ônibus

Através do plano de mobilidade urbana apresentado pelo município na última semana, a prefeitura de Campinas admitiu que pode licitar a concessão de todos os terminais de ônibus de Campinas já no ano que vem. Com isso, a administração deixaria de arcar com o custo de manutenção das estruturas e ainda poderia gerar um recurso que permitira reduzir a tarifa do transporte público da cidade.

As empresas que vencessem o certame, além de administrar os terminais, poderiam explorar os espaços comercialmente. Nesta segunda-feira, a reportagem da CBN visitou três terminais de Campinas: o Central, o da Vila Padre Anchieta e de Barão Geraldo. Os dois últimos, menores, estão em bom estado de conservação, com banheiros limpos e oferecendo certo conforto aos usuários do transporte público.

No terminal Central, a situação é bem pior. Além da grande circulação de pessoas, há o comércio de ambulantes nas imediações, moradores de rua nas entradas e saídas do local, além de mau cheiro perto dos banheiros. A reclamação sobre a estrutura é unânime entre os passageiros. “Não tem espaço, a gente vai passar e eu fico preocupado com idosos e crianças. Aqui no terminal Central não tem muita segurança. Já teve até assalto aqui.”, relatam alguns usuários do transporte coletivo.

O prefeito Jonas Donizette disse que não vê problemas em buscar a concessão e buscar uma receita extra tarifária, que poderia reduzir o preço da passagem de ônibus. Porém, ele afirma que a proposta precisa ser debatida. “Não vejo polêmica. É uma maneira de gerar receita, que poderia ser usada para abaixar o preço da tarifa. Mas isso tudo será debatido com a população.”, diz. Ainda não está definido se concorrência ocorrerá por lotes regionais ou de atratividade. A concessão dos abrigos de ônibus, feita em julho do ano passado, deverá servir de modelo para a nova proposta.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.