Prefeitura de Louveira facilita abertura de pequenas empresas: alvará em 20 minutos
Uma das grandes dificuldades para a abertura de negócios no Brasil é o tempo que um empresário leva para obter um alvará de funcionamento. Em muitas cidades, inclusive na região, este prazo pode passar de um ano. Algumas prefeituras, seguindo a linha adotada recentemente pelo governo federal, começam a se mover na direção de desburocratizar o ambiente de negócios, incentivando novos investimentos.
Este é o caso da Prefeitura de Louveira. Em entrevista ao Programa Um a Um com Eduardo Santana desta semana, o empresário e atual Secretário de Desenvolvimento Econômico Jailson Marinho conta que a liberação de um alvará na cidade é um dos mais rápidos do Estado. Hoje, o empresário consegue sair com a papelada e pronto para iniciar operação em 20 minutos (para negócios considerados de baixo risco), a 25 dias, quando se trata de empreendimentos maiores e que exigem fiscalização ou tramitação por diversas secretarias.
Coma bagagem de mais de duas décadas como empreendedor, Marinho tem buscado implementar ações que facilitem a vida dos empresários da cidade. “Criamos legislações para fomentar a abertura de negócios”, conta
Nesta entrevista, ele traz mais detalhes sobre as ações e fala um pouco sobre sua vida no mundo empresarial, dando dicas importantes para quem deseja sobreviver por muitos anos.
Além do áudio desta entrevista, você também pode acessar o podcast com o bate papo do secretário, com cerca de 50 minutos, através do portal programaumaum.com.br.
Texto: Marcelo Oliveira – Comunicação Estratégica Campinas – Assessoria de Imprensa do BNI Planalto Paulista