Ouça ao vivo

Procon publica cartilha de orientação para a Black Friday

O Procon de Campinas produziu uma cartilha eletrônica gratuita para quem quer se proteger de fraudes na Black Friday, marcado para o dia 29 de novembro. De acordo com o assessor do Procon Campinas, Francisco Togni, são tantas ofertas e promoções, que fica difícil identificar se na real não se trata de uma Black Fraude.  “Precisa observar para que não se caia numa fraude ou compre tudo pela metade do dobro. É claro que tem os bons vendedores que oferece os descontos reais, mas o consumidor deve se informar bem”, diz.   

Uma das dicas de pré compra para não cair numa cilada é verificar o preço do produto desejado antes da Black Friday, para poder comprovar se ele realmente estará em oferta no dia da promoção. Uma recomendação que a consumidora de Campinas, Sandra Souza, testou e aprovou. “Eu fiz uma pesquisa antes e tinha algumas coisas boas sim. Mas tinha outras que estavam com o mesmo preço de antes”, afirma.

No caso de pós compra, se for em loja física, Francisco Togni orienta conferir a política de troca do estabelecimento. Quando forem feitas por telefone, internet ou catálogos, o consumidor tem sete dias para “se arrepender” da compra e devolver o produto, solicitando o dinheiro de volta. “O que vai determinar é a liberalidade do estabelecimento. Tem que ver se a loja tem uma política de troca. Tem que fazer constar isso em nota fiscal”, explica.

Um dos exemplos recentes que poderão exigir ressarcimento é a mudança de local para a final da Libertadores entre Flamengo e River Plate, em razão dos protestos políticos que estão acontecendo em Santiago.A Conmebol e o Flamengo informaram que os torcedores que já compraram ingressos terão preferência para o jogo em Lima ou terão o dinheiro devolvido.

Sobre as passagens e hospedagens, Francisco Togni entende que as empresas devem compor um acordo com os consumidores. “A dica do Procon é que o consumidor tente uma negociação direta com essas empresas. E se elas negarem, o consumidor deve buscar um órgão de defesa do consumidor para intermediar essa negociação”. A cartilha com todas as dicas pode ser consultada gratuitamente no site do Procon Campinas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.