Ouça ao vivo

Serviços públicos: uma grande oportunidade de negócios para pequenos empresários

Luciano e Fabiana Carrer, sócios do escritório de advocacia Carrer Sociedade de Advogados, de Paulínia, foram os convidados desta semana para um bate papo no Programa Um a Um com Eduardo Santana. Luciano traz dicas importantes para os micro e pequenos empresários aumentarem suas vendas para o setor público, enquanto Fabiana alerta sobre a necessidade de um aconselhamento na hora de  escolher o local para a abertura de um negócio.

Especialista em direito público, Luciano explica sobre a importância de o pequeno empresário expandir seus horizontes de negócios, focando o serviço público. “O pequeno empresário não só pode como deve oferecer seus produtos e serviços”, afirma. “A lei brasileira atual reserva uma fatia das licitações e tomadas de preços para o pequeno empresário, o pequeno empreendedor”, alerta

As pequenas empresas têm um vasto canal de negócios com Prefeituras, Câmaras municipais, autarquias e órgãos especiais da administração pública. “É uma gama enorme de insumos, produtos e prestações de serviços que devem ser comprados, das quais os pequenos deveriam participar. É um mercado grande, muito amplo”

Já Fabiana, especialista em Direito Imobiliário, aborda um tema que poucos empreendedores se atentam, mas de grande importância: a lei de zoneamento das cidades. Ao abrir um negócio, a pessoa precisa estar atenta se o local escolhido se enquadra na legislação local.

“O micro e pequeno empresário, quando vai estabelecer um negócio, chega cheio de expectativas, quer arrumar um local para que possa se fixar. Muitas vezes, se não tem uma assessoria prévia, que verifique se o segmento para o qual ele desenvolve a atividade pode ser exercida no local, ele pode firmar contrato e não poder funcionar”, garante a advogada.

Ouça a entrevista completa com Luciano e Fabiana Carrer, acessando o áudio nesta página, e veja o podcast completo, onde eles dão mais informações e dicas para os pequenos e médios empresários no portal programaumaum.com.br.

Texto: Marcelo Oliveira – Comunicação Estratégica Campinas – Assessoria de Imprensa do BNI Planalto Paulista

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.