Ouça ao vivo

Situação na Bolívia preocupa imigrantes que vivem em Campinas

Bolivia's President Evo Morales delivers a press conference in La Paz on October 31, 2019. - A technical mission from the Organization of American States (OAS) began on Thursday its audit of the disputed Bolivian presidential election that delivered Evo Morales a fourth term but sparked deadly riots. (Photo by JORGE BERNAL / AFP)

A situação política na Bolívia, que culminou com a renúncia do presidente Evo Morales, preocupa imigrantes que hoje vivem em Campinas. Esse é o caso de Mônica Jimena Sanches, que veio para o Brasil com apenas um ano de idade, mas que ainda tem família vivendo no país vizinho. Os confrontos registrados nos últimos dias deixou a boliviana preocupada com os parentes que ainda moram em Cochabamba, terceira maior cidade do país.

A instabilidade na Bolívia começou após a reeleição de Evo Morales. A oposição no país acusou o então mandatário de fraudar as apurações e exigiu que um novo pleito fosse realizado. Enquanto isso acontecia, o caos se instalou no país, com confrontos violentos entre apoiadores e opositores de Evo Morales. Mônica Jimena Sanches relata como é difícil acompanhar as notícias do país natal, sabendo que a família está em situação de risco. “A gente recebe notícia a cada minuto dos parentes. Pelas redes sociais e pelo WhatsApp. A gente sente daqui a aflição que eles estão sentindo lá”.

Após a renúncia, Evo Morales recebeu asilo político no México, onde já se encontra. Mesmo com a renúncia e a saída do ex-presidente da Bolívia, os conflitos não cessaram.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.