Ouça ao vivo

Tombamento do Cerecamp é tido como ‘vitória’ por reforma

O reconhecimento do Centro Recreativo e Esportivo de Campinas Doutor Horácio Antônio da Costa, Cerecamp, como patrimônio histórico da cidade deve ser formalizado nos próximos dias em publicação no Diário Oficial do Município.

Para o presidente da Comissão de Representação da Câmara de Vereadores que aborda o assunto, vereador Gustavo Petta, do PCdoB, trata-se de uma “vitória”, principalmente porque dificulta a venda do espaço para interesse imobiliário.

A proposta do governo estadual foi apresentada em um projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa em setembro deste ano. O texto não prevê a preservação histórica da construção, popularmente conhecida como Estádio da Mogiana.

“A decisão do Condepacc não impede a venda. O estádio pode até ser vendido, mas terá que ser preservado. Então isso é muito importante para a memória e para a história da cidade”, comemora o vereador.

A aprovação do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas seu deu por 10 votos favoráveis, oito contrários e três abstenções e permite ainda o uso do potencial construtivo para intervenções de reforma e manutenção do local.

“Na verdade, hoje o estádio é utilizado só pra jogos, mas não pode ter público em grande número por conta de demandar uma reforma urgente. E o potencial construtivo é uma oportunidade de usar os recursos pra preservação”, finaliza.

Construído em 1940 e com capacidade para 4 mil pessoas, o Cerecamp, ou Estádio da Mogiana, foi um dos principais estádios do país, mas está desativado desde 2009. Atualmente, só recebe partidas de competições amadoras, sem torcida.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.