Ouça ao vivo

Tuberculose preocupa pais de alunos de creche em Campinas

Os pais de crianças atendidas no Centro de Educação Infantil Maria Antonina Mendonça de Barros, no Jardim Santa Eudóxia, estão preocupados com casos de tuberculose que foram registrados no local.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no inicio de setembro uma funcionária da unidade foi diagnosticada com a doença. Ela foi afastada e permanece em tratamento.

Além disso, oito crianças tiveram a infecção latente. Ou seja, não desenvolveram a doença. Todas estão recebendo os cuidados médicos necessários. Outro aluno foi diagnosticado com tuberculose e está em tratamento.

A filha do soldador Clayton da Costa é atendida na unidade. Segundo ele, a situação é preocupante, pois só foi saber do que estava ocorrendo durante a convocação para uma reunião na creche. “É preocupante. Porque a gente não sabe o que fazer e aí eu tive que vir na escola pra me informar sobre a situação. Eles falaram que foi tuberculose que a moça da escola teve. E aí fizeram a reunião pra gente saber mesmo”, disse.

Já a biomédica Jaqueline Almeida, diz estar tranquila com a situação. “Eles recapitularam tudo o que aconteceu. Eu estou sendo informada de tudo que aconteceu desde o início e eles estão seguindo o protocolo da Vigilância Epidemiológica”, afirma ela.

Diferentes dela, o empresário Carlos Guerreiro diz estar muito preocupado e não acredita no que foi dito, principalmente o argumento de que criança não transmite a doença. “Não estamos saindo satisfeitos da reunião. A moça do posto não quer abrir o exame para as crianças que têm os sintomas. Ela fala que criança não transmite, mas há vários artigos científicos que dizem o contrário”, argumenta ele.

Apesar do caso confirmado de tuberculose, a unidade de educação do Jardim Santa Eudóxia não teve a rotina alterada. A Secretaria de Saúde explicou que está adotando todas as medidas preconizadas em relação aos casos.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. A transmissão ocorre através da via respiratória e o tratamento medicamentoso é oferecido na rede pública.


Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.