Ouça ao vivo

UPA do Carlos Lourenço não recebe pacientes encaminhados pelo SAMU

A UPA do Jardim Carlos Lourenço, inaugurada no começou deste mês, está impedida de receber pacientes encaminhados pelo SAMU. O aviso foi afixado no quadro geral da central de ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico Urgência.

O presidente da Comissão de Política Social e Saúde da Câmara de Campinas, o vereador Pedro Tourinho, do PT, esteve no local e confirmou a denúncia.

Diante do problema, o parlamentar explicou que vai convocar o presidente da Rede Mário Gatti, Marcos Pimenta, para esclareça a situação.

Por meio de nota encaminhada pela assessoria de impressa, a Rede Mário Gatti informou que essa orientação é provisória, pois, os processos assistenciais da UPA Carlos Lourenço estão em fase de implementação. A nota informa também que os pacientes de urgência e emergência de procura espontânea estão sendo atendidos normalmente, 24 horas por dia, de segunda a sexta-feira. A nota é finalizada com a informação de que os pacientes que procuram qualquer uma de suas unidades são adequadamente assistidos.

O presidente da Comissão de Política Social e Saúde da Câmara de Campinas, Pedro Tourinho, explicou que em última instancia vai levar em ultima instancia é levar o caso ao Ministério Público.

A UPA do Carlos Lourenço foi criada para atender cerca de 200 mil pessoas das regiões Sul e Leste da cidade com um média de 10 a 12 atendimentos por mês. A inauguração com a presença de autoridades ocorreu no último dia 04 de novembro. A unidade conta setor de observação e exames de Raio X e de laboratório e neste primeiro momento, segundo a Prefeitura mantém 18 médicos, nove enfermeiros e 44 técnicos de enfermagem, além de profissionais das áreas de apoio, porém, não conta com atendimento pediátrico.




Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.