Ouça ao vivo

Verticalização do Cambuí exige readequações viárias

Foto: Leandro Las Casas

A construção civil está aquecida em Campinas e o surgimento de novos empreendimentos no bairro Cambuí vai exigir mudanças viárias. A afirmação é do próprio secretário municipal de Urbanismo, Carlos Augusto Santoro.

Para ele, a região, que é populosa e tem grande movimentação de veículos de passeio, ônibus e pedestres todos os dias, precisa de investimentos em infraestrutura de mobilidade para evitar a saturação de ruas e avenidas.

A realidade ficou evidente após a aprovação do novo Plano Diretor, que colocou a região entre o lado direito da Rua Maria Monteiro e o bairro Nova Campinas como atrativa para as construtoras. Os dados oficiais comprovam isso.

Conforme levantamento da Prefeitura, o número de alvarás de construção teve aumento de 54%. Em termos de metragem, o crescimento foi de 40%, passando de 662 mil metros quadrados para mais de 927 mil metros quadrados.

Quem conhece o bairro confirma que as vias precisam de alguma medida por parte do município. Leandro Pessoa, por exemplo, leva às filhas em uma escola do local diariamente. Ele diz que é comum enfrentar trânsito lento.

O empresário falou com a reportagem em um posto de gasolina na esquina entre as ruas Maria Monteiro e Coronel Silva Telles, gargalo que costuma concentrar muitos veículos, principalmente pela manhã e no fim da tarde.

Consultada sobre a possibilidade de alguma medida para o trânsito, ou para informar a chance de alguma mudança viária, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas não enviou posicionamento oficial.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.