Ouça ao vivo

Anvisa libera cannabis para uso medicinal em farmácias

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, nesta terça-feira, a liberação da venda em farmácias de produtos à base de cannabis para uso medicinal no Brasil. A regulamentação é temporária, com validade de três anos. O uso recreativo da maconha, porém, segue proibido.

De acordo com a resolução, os produtos liberados serão  para uso oral ou nasal, em formato de comprimidos ou líquidos, além de soluções oleosas. A comercialização ocorrerá apenas em farmácias e drogarias sem manipulação, que venderão os produtos prontos, mediante prescrição médica.

O advogado e Ceo da CBD Vida, startup campineira que comercializa medicamentos à base de canabidiol , Fábio Camata Candelo, comentou que a decisão da Anvisa fez o Brasil se aproximar de países como os Estados Unidos e o Canadá no que diz respeito a uma legislação mais transparente e que facilita o acesso a uma nova terapia a doenças graves. Ele se mostrou surpreso com a decisão tomada pela agência federal.

A decisão deve ajudar brasileiros que sofrem com doença crônicas. Na mesma reunião da Anvisa, foi rejeitado o cultivo da maconha para fins medicinais no Brasil. Com a decisão, fabricantes precisarão importar o extrato da planta. Candelo comentou que o que estava previsto era o plantio de uma variedade da cannabis que quase não possui o THC, principal elemento tóxico e psicotrópico da planta.

A resolução da Anvisa cria uma nova classe de produto sujeito à vigilância sanitária: “produto à base de cannabis”. Ou seja, durante os três anos de validade, os produtos ainda não serão classificados como medicamentos.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.