Câmara debate compra de vagas para ensino infantil

Foto: Valéria Hein

A compra de vagas da rede privada de ensino de Campinas para suprir o déficit na educação infantil da cidade foi tema de um debate público na Câmara, nesta terça-feira. A proposta da Prefeitura é de pagar creches e escolas particulares para manter crianças de 0 a 5 anos em período integral, visando reduzir o déficit de cerca de 6.500 vagas. Se aprovada, a medida não será imposta e só vão participar as escolas que optarem pelo credenciamento, com chamamento realizado através do Diário Oficial.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Solange Pelicer, é histórica a fila de espera por vagas em creches municipais, não só em Campinas como em todo o País. “Nós criamos 8,5 mil vagas na rede própria e mesmo assim faltam. Todo o território brasileiro tem esse problema”, afirma.  Durante o debate, a secretária esclareceu que não existe a intenção de privatizar o ensino infantil, como alegam alguns setores da sociedade. “Se nós quiséssemos privatizar, nós não teríamos mandado pra Câmara a autorização da criação de 500 cargos na Educação Infantil, por exemplo”, justifica.

Ela explicou ainda que a medida tem o objetivo também de superar a barreira imposta pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O debate foi promovido pela Comissão Permanente de Constituição e Legalidade, presidida pelo vereador Luiz Cirilo, do PSDB.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia escolta gestante em trabalho de parto até hospital de Campinas

Trecho da rua Antônio Frutuoso de Moraes, no Parque Valença, terá bloqueio viário nesta quarta

Americana reforça que cobrança de Área Azul segue ativa 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.