Ouça ao vivo

Animal em via é problema antigo em Campinas

A circulação de animais de grande porte, como cavalos e vacas, é uma realidade antiga em trechos de duas das mais movimentadas avenidas de Campinas, a John Boyd Dunlop, que corta o distrito Campo Grande, e a Ruy Rodrigues, na região do Ouro Verde. O perigo é evidente e os riscos aos motoristas que circulam por essas avenidas são constantes. Recentemente, um motociclista morreu após se envolver em um acidente com um cavalo na Avenida John Boyd Dunlop, na altura do Jardim Ipaussurama. Uma mulher que estava na garupa teve que ser socorrida e levada para para o Hospital de Clínicas da Unicamp.

O borracheiro Antonio José da Silva trabalha há quatro anos na via e, segundo ele, durante todos esses anos sempre presenciou os animais circulando principalmente na região do Ipaussurama e Jardim Florence, onde fica o seu comércio. “Fica dificultando o transporte. Geralmente sempre te animal aqui na pista”, diz. O aposentado Ivan Moreira mora no Campo Grande e conta que os animais acabam entrando também nas ruas do bairro. O problema, segundo ele, é encontrar os donos do animais. “É normal. Só que nunca aparecem os donos né? E direto você precisa ficar freando na avenida”, reclama.

A situação se repete na Avenida Ruy Rodrigues, principalmente entre o trecho do Rio Capivari até as proximidades do terminal Ouro Verde. A dona de casa Marlene Suti mora no Jardim Morumbi e, segundo ela, um dos problemas é a falta de cercado entre os terrenos vagos onde os animais ficam pastando e a avenida, que é de grande circulação. “É comum. Não tem cerca na Ruy Rodrigues. Nunca presenciei acidente, mas todo mundo comenta”, relata. O comerciante Anderson Garcia  diz que já fez várias reclamações ao poder público, mas,  as soluções apresentadas são sempre paliativas. “A gente liga pro Zoonoses, mas eles não recolhem. Vem a Emdec e sinaliza só. Os riscos continuam”, confirma.

Em nota, a Prefeitura de Campinas informou que o Estatuto dos Animais é bem claro sobre a proibição de criar e manter animais de grande porte em área urbana. A nota esclarece que não se trata apenas de manter os muros e cercas das propriedades em boas condições, mas do proprietário obedecer a lei que rege o tema. O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal  informou que tem buscado ampliar a parceria com a Emdec para tornar mais eficiente a remoção de animais soltos em vias públicas, inclusive considerando o Código Nacional de Trânsito. O departamento reforça que sua vocação é a proteção ao animal e, para isso, dispõe de caminhão para a captura e encaminhamento de grandes animais para tratamento. Os chamados e denúncias podem ser feitos pelo telefone 156.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.