Ouça ao vivo

Campinas suspende coleta de exames na rede municipal

A coleta de exames de rotina nas unidades básicas de saúde de Campinas foi restrita temporariamente na manhã desta terça-feira. Até este final de semana só serão coletados e encaminhados para o Laboratório de Análises Clínicas da Secretaria de Saúde os exames de urgência e emergência.

A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é de retomar as coletas rotineiras na próxima segunda-feira, dia 16. A medida foi adotada para possibilitar a implantação da informatização do sistema de coleta, que começou no inicio deste mês.

De acordo com a Diretora de Saúde de Campinas, Mônica Nunes, o novo software que está sendo implantado nesta semana vai permitir maior agilidade nos procedimentos, pois  os médicos terão o resultado dos exames online. Com o sistema informatizado, além do médico, o paciente também poderá ter acesso aos resultados dos exames. Para tanto, será necessário ter uma senha.

Segundo a Diretora de Saúde de Campinas, Mônica Nunes, os exames de rotina que estavam programados para esta semana estão sendo reagendados. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, inicialmente o sistema informatizado estará vigente em 40% das unidades que já contam com informatização compatível com a do laboratório. As demais serão incluídas ao longo do processo.

Até que esta primeira etapa de implantação de novos equipamentos e instalação de software esteja concluída, a coleta estará restrita aos exames de urgência. A restrição nesta semana inclui todos os tipos de hemogramas, além de testes de urina, fezes, entre outros.

Esta é a terceira vez, neste ano, que ocorre a suspensão da coleta de exames na rede de saúde pública de Campinas. Em fevereiro, faltou material para a coleta, pois, segundo a Prefeitura, houve um problema com o fornecedor que entregou os produtos errados. Em junho, a medida foi tomada de maneira parcial por conta da troca do laboratório responsável pelo serviço. Em todos os casos, os exames de urgência e emergência foram mantidos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.