Ouça ao vivo

Congresso reúne artistas de circo da América do Sul

Foto: Henrique Bueno

Dezenas de artistas, diretores e donos de circo se reúnem em Campinas para debater as dificuldades e o futuro da atividade na América do Sul. O Congresso Internacional do Circo quer apresentar propostas para desenvolver e melhorar os padrões dos espetáculos em todo o continente, criando um novo conceito de qualidade nos espetáculos e nas estruturas de segurança em circos, de pequeno, médio ou grande porte. Os problemas de incentivos à arte e cultura e a falta de apoio governamental são enfrentados por todos os países da América Latina, que buscam em conjunto desenvolver ideias para a construção de um projeto de lei que deverá ser apresentado no Congresso Nacional. Essa proposta se baseia numa lei federal do Chile, que instituiu o dia do circo.

O encontro reuniu artistas e celebridades ligados à arte circense, que defendem o desenvolvimento e o apoio à atividade. Um dos participantes do congresso, o eterno trapalhão Dedé Santana, disse que a falta de apoio do poder público está matando a atividade no Brasil. Para ele, as prefeituras tratam os circos como empresas. “Eu confesso que há oito, 10 anos atrás, eu conversei com o Beto Carrero e disse que o circo iria acabar no Brasil. Porque os circos estão cada vez com mais dificuldade, as prefeituras dificultam e ninguém ajuda. O circo chega à cidade e eles fazem como se fosse uma empresa que vai ficar por  lá o resto da vida. E não é. O circo fica duas semanas, às vezes quatro dias”, explica.

Quem também esteve no congresso foi o ator e apresentador Luís Ricardo, que começou a carreira no circo, como domador de leões. Ele, também conhecido por ter interpretado o palhaço Bozo na TV, disse que a categoria deveria ser mais unida, dando visibilidade aos problemas enfrentados e chamando a atenção da população para a arte circense. “Eu venho acompanhando a dificuldade do circo no Brasil. Eu acho que eventos como esse não deveria ter apenas uma vez por ano. Isso teria que ser mais frequente para que abra o olho da sociedade e dos políticos. Eu acho que é muito importante eventos como esse para que você possa apoiar a arte circense e ajudar o circo”, afirma. Essa é a segunda edição do Congresso Internacional de Circo Sul-Americano realizado no Brasil. As atividades se encerram nesta quinta-feira.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.