Ouça ao vivo

Casa abandonada preocupa vizinhos no Jardim das Paineiras

Foto: Valéria Hein

Moradores do Jardim das Paineiras, bairro que está numa região nobre de Campinas, reclamam do estado de abandono de um imóvel que fica entre as ruas Ermínio Humberto Bertani e Francisca Camargo. Alguns conseguiram fotos e documentos que demonstram que a mansão se transformou em um verdadeiro criadouro para o mosquito aedes aegypti, com uma piscina com água parada, por exemplo.

Apesar da fiscalização da Prefeitura no imóvel, nenhuma providência foi tomada porque o imóvel está fechado, o que dificulta ação dos agentes municipais. Enquanto isso, a aposentada Maria Antonieta relata a dificuldade de conviver com o problema. “Tá completamente bloqueada a calçada por mato e árvores. E sempre preocupa né? É fácil de acumular água”, relata. Bianca Almeida trabalha na Avenida José Bonifácio, quase na esquina com a casa abandonada, e conta que já teve dengue. “É saúde né? E quando eu tava trabalhado aqui do lado eu tive dengue, por falta de atenção dos outros”, diz.

A Prefeitura informou que este caso está sendo acompanhado pela Vigilância em Saúde Leste. O proprietário do imóvel não foi localizado. Por isso, há um processo em andamento na Justiça para que as equipes possam entrar na residência e, se necessário, eliminar criadouros. Ressaltou que a piscina verde e com material biológico não oferece condições para proliferação do mosquito da dengue.

Afirmou ainda que a prefeitura cumpre o papel de cuidar das áreas públicas e manter a cidade limpa, além de fazer campanhas de educação e informação sobre a dengue e manter ampla rede de diagnóstico e assistência aos pacientes, mas que cabe ao cidadão cuidar dos quintais, caixas d’água, piscinas e calhas, mantendo os espaços livres de criadouros e colocando os resíduos nos locais adequados para a coleta.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.